"La Casa de los ojos de Tempo" - próximo lanzamiento

No próximo dia 19, das 19 às 22 horas, no Museu Carlos Costa Pinto, será lançado o livro A Casa dos Olhos do Tempo que fala da Nação Angolão Paquetan. Com a coordenação editorial do fotógrafo Aristides Alves, a obra resgata a história da nação Angolão Paketan a partir do terreiro de Mutá Lambô ye Kaiongo, localizado em Cajazeiras XI e liderado pelo tata ti inquice Mutá Imê.

 Além disso, o livro traz um texto do doutor em antropologia Renato da Silveira sobre a história da constituição do candomblé de Nação Angola no Brasil. Já a jornalista e mestre em Estudos Étnicos e Africanos, Cleidiana Ramos, escreveu sobre a história da família de santo do terreiro de Mutá Lambô ye Kaiongo.

 A obra traz também informações sobre as comidas sagradas; o uso das plantas, -com análise dos biólogos Aion Sereno Alves e Ana Paula de Sales S. Alencar- ilustrações dos inquices (as divindades do culto angola) feitas por Marco Aurélio Damasceno, além de um CD com os cantos sagrados da nação que teve direção musical de Tuzé de Abreu.

 As fotografias que ilustram o livro são de autoria de Aristides Alves e serão exibidas em uma exposição que será realizada de 20 de outubro a 20 de novembro no Museu Carlos Costa Pinto.  Também no museu acontecerá um seminário no dia 21 de outubro às 19h30 intitulado A Nação Angola na Bahia, com a participação do tata de inquice Mutá Imê, Renato da Silveira, Cleidiana Ramos, Jaqueline de Freitas da Fundação Palmares e Paula Barreto, coordenadora do Centro de Estudos Afro Orientais da Ufba (Ceao) e do Instituto Nzinga.

 A Casa dos Olhos do Tempo, que fala da Nação Angolão Paquetan foi realizado com apoio do Ministério da Cultura, via a Fundação Cultural Palmares. Os exemplares  serão distribuidos  gratuitamente para instituições que realizam pesquisas sobre a cultura e a religião afro-brasileira.


Palestrantes:

Mutá Imê- Tata ti Inquice do Terreiro de Mutalambô ye Kaiongo

Renato da Silveira- Doutor em Antropologia e professor da Ufba

Cleidiana Ramos- Jornalista e mestre em Estudos Étnicos e Africanos

Jaqueline Freitas- Jornalista, pós graduada em História e em Educação e representante da Fundação Palmares

Paula Barreto-Diretora do CEAO-UFBA e do Instituto Nzinga

 


Local: Museu Carlos Pinto, Av. 7 de setembro 2490- Vitória.

Telefone: 3336-6081

Apresentação dos Cantos Sagrados da Nação Angolão Paquetan e da Orquestra de Berimbau do Grupo Nzinga

O quê? Exposição: O Terreiro de Mutalambô ye Kaiongo

Quando: De 20 de outubro a 20 de novembro, de segunda a sábado (exceto terça-feira, domingos e feriados). Das 14h30 às 18 horas

 O quê: Seminário A Nação Angola na Bahia

Quando: 21 de outubro às 19h30

Local: Auditório do Museu Carlos Costa Pinto.

 

Mais informações:

Aristides Alves: (71) 8868-3596  3247-3596

Tata ti Inquice Mutá Imê- (71) 8748-6136

Janja: 9609-0106 


No hay comentarios: