Livro traz fotos inéditas de acervo da Família Real

“Coleção Princesa Isabel” reúne 1.2 mil imagens do Brasil do século XIX.

Obra divulga, ainda, imagens da Princesa Isabel como regente, em 1887.

Fotos inéditas de acervo da Princesa Isabel compõem obra (Foto: Divulgação)

Paisagens e retratos do Brasil do século XIX estão reunidos na “Coleção Princesa Isabel – Fotografia do Século XIX”, divulgada nesta quinta-feira (11) em coletiva de imprensa no Centro do Rio.

O livro traz 1.2 mil fotos, a maioria inédita, recolhidas na Europa, do acervo particular de Dona Thereza Maria de Orléans e Bragança, última neta viva da Princesa Isabel e do Conde D’Eu. O livro oferece ao leitor um delicioso passeio pelo século XIX. Segundo a Light, responsável pelo lançamento do acervo, a obra em suas 432 páginas revela um acervo de importância fundamental, principalmente aos amantes da fotografia e aos estudiosos da História do Brasil. O livro traz, ainda, imagens da aclamação da Princesa Isabel como regente em 1887, na catedral do Rio de Janeiro. O trabalho dos pesquisadores Bia Fonseca Corrêa do Lago e Pedro Corrêa do Lago inclui uma reportagem completa das festas da Lei Áurea, bem como fotos inéditas da sessão em que a lei foi aprovada pelo Parlamento.

Festim iconográfico

Para o historiador e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) José Murilo de Carvalho, “a Princesa e o Conde prepararam um festim iconográfico póstumo para historiadores do Brasil e da fotografia, agora oferecido nessa primorosa edição”. O acervo é composto por obras dos maiores fotógrafos que atuavam no país à época, como Marc Ferrez, Augusto Malta, Augusto Stahl, Alberto Henschel e outros menos divulgados, num total de setenta artistas.


Lançado pela editora Capivara, “Coleção Princesa Isabel – Fotografia do Século XIX” deve chegar às livrarias brasileiras ainda neste mês.

No hay comentarios: