Afoxé para Lògún


Bàbá Volter de Lògún Èdè

Ofà ní ó gbé wa kòséni Lògún ó!
(No claves tu flecha en ninguno de nosotros, Lògún)



Afoxé para Logun* (Nei Lopes)

Menino caçador,
flecha no mato bravio.
Menino pescador,
pedra no fundo do rio.
Coroa reluzente
todo ouro sobre azul:
Menino onipotente
meio Oxóssi, meio Oxum.

É É É É É... Quem é que ele é?
Á Á Á Á Á... Onde é que ele está?
Axé menino,axé fara Logun!
Fara Logun, Fá!

Menino, meu amor,
minha mãe, meu pai, meu filho...
Toma teu axoxô
teu onjé de coco e milho.
Me dá do teu axé
que eu te dou teu 'molocum

Menino, doce mel,
meio Oxóssi, meio Oxum!

*Lògún Èdè es una divinidad mèta-mèta (de triple fundamento) cultuada en las regiones de etnia ìjèsà, en el Estado de Òsun de la actual República de Nigeria. Ofrezco mis humildes reverencias a esta divina diversidad pidiendo Se sirva aceptarlas. Lòsí, lòsí Lògún!

No hay comentarios: