Ary Barroso (1903 / 1964)




Ary Evangelista Barroso nació en Ubá, en el estado de Minas Gerais.A los 18 años se mudó a Río de Janeiro para estudiar en la Facultad de Derecho. Tardó nueve años en acabar la carrera.Pero no había tardado tanto en realizar los estudios por nada: al finalizar ya era un músico respetado y sus canciones eran interpretadas por los mayores intérpretes de la época.Como compositor, de estilo refinado y a la vez popular, escribió algunas de las canciones más importantes de la música brasileña y varias de ellas recorrieron medio mundo. De hecho fue el primer compositor brasileño escuchado y respetado en Estados Unidos.

Su famosísima "Aquarela do Brasil" fue propuesta para ser himno nacional de Brasil, debido a que llegó a ser enseña de la música brasileña en todo el mundo.

"A canção "Aquarela do Brasil" recebeu esse título porque foi escrita numa noite de 1939 na qual Barroso foi impedido de sair de sua casa devido a uma forte tempestade. Naquela mesma noite, também compôs "Três Lágrimas".

Antes de ser gravada, "Aquarela do Brasil", inicialmente chamada de "Aquarela Brasileira", foi apresentada pelo barítono Cândido Botelho no musical Joujoux e balangandãs, espetáculo beneficente patrocinado por Darcy Vargas, a então primeira-dama. A canção foi gravada originalmente por Francisco Alves, com arranjos e acompanhamento de Radamés Gnattali e sua orquestra, e lançada pela Odeon Records naquele mesmo ano. Foi também gravada por Aracy Cortés e, apesar da popularidade da cantora, a canção não fez sucesso, talvez por não ter se adequado bem à voz dela.

O sucesso de "Aquarela do Brasil" demorou a se perpetuar. Em 1940, não conseguiu ficar nem entre as três primeiras colocadas no concurso de sambas carnavalescos, cujo júri era presidido por Heitor Villa-Lobos, com quem Barroso cortou relações que só foram retomadas quinze anos depois, quando ambos receberam a Comenda Nacional do Mérito. O sucesso só veio após a inclusão no filme de animação Saludos Amigos, lançado em 1942 pelos Estúdios Disney. Foi a partir de então que a canção ganhou reconhecimento não só nacional como internacional, tendo se tornado a primeira canção brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios estadunidenses.

Devido à enorme popularidade conquistada nos Estados Unidos, a canção recebeu uma letra em inglês do compositor Bob Russell, escrita para Frank Sinatra em 1957. Desde então, já foi interpretada por cantores de praticamente todas as partes do mundo.Em 2007, a cantora e compositora Daniela Mercury foi escolhida para interpretar a canção ao final da cerimônia de abertura dos XV Jogos Pan-Americanos, que ocorreram na cidade do Rio de Janeiro.

Críticas

A canção, por exaltar as qualidades e a grandiosidade do país, marcou o início do movimento que ficaria conhecido como samba-exaltação. Este movimento, por ser de natureza extremamente ufanista, era visto por vários como sendo favorável à ditadura de Getúlio Vargas, o que gerou críticas à Barroso e à sua obra. No entanto, a família do compositor nega que ele algum dia tenha sido favorável à política de Vargas, destacando o fato de que ele também escreveu "Salada Mista" (gravada em outubro de 1938 por Carmen Miranda), uma canção contrária ao nazi-fascismo do qual Vargas era simpatizante. Vale notar também que antes de seu lançamento, o Departamento de Imprensa e Propaganda vetou o verso "terra do samba e do pandeiro", por entender que era "depreciativo" para o Brasil. Barroso teve de ir ao DIP para convencer os censores da preservação do verso. Outra crítica feita à obra de Barroso, na época, foi que usava termos pouco usuais no cotidiano, tais como "inzoneiro", "merencória" e "trigueiro", e que abusava da redundância nos versos "meu Brasil brasileiro" e "esse coqueiro que dá coco". O autor se defendeu, dizendo que estas expressões são efeitos poéticos indissolúveis da composição. Na gravação original, Alves canta "mulato risoneiro" no lugar de "inzoneiro" por não ter compreendido a caligrafia ilegível de Barroso.

Grabaciones famosas de esta composición:

* 1957: Frank Sinatra em Come Fly with Me
* 1958: Bing Crosby em Fancy Meeting You Here
* 1960: Ray Conniff em Say It with Music (A Touch of Latin)
* 1963: Paul Anka em Our Man Around the World
* 1970: Antonio Carlos Jobim em Stone Flower
* 1970: Erasmo Carlos em Erasmo Carlos & Os Tremendões
* 1975: Elis Regina em A Arte de Elis Regina
* 1976: Chet Atkins em Guitar Monsters
* 1976: João Gilberto em Amoroso
* 1980: Gal Costa em Aquarela do Brasil
* 1980: Simone em Ao Vivo
* 1987: Ney Matogrosso em Pescador de Pérolas
* 1988: Emílio Santiago em Aquarela Brasileira Vol. 1
* 1990: Harry Belafonte em Around the World with the Entertainers
* 1995: Dionne Warwick em Aquarela do Brazil
* 1997: Pink Martini em Sympathique
* 1998: Vengaboys em To Brazil
* 2000: Daniel Barenboim em Brazilian Raphsody
* 2004: Martinho da Vila em Apresenta Mané do Cavaco
* 2005: Arcade Fire em Rebellion (Lies) (Lado B)
* 2005: Daniela Mercury em Balé Mulato
* 2005: Plácido Domingo em Lo Essencial de

Murió en Río en febrero de 1964.